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5 principais tecnologias que a sua empresa precisa ter

Como criar diferencial competitivo atendendo as demandas do mercado e consumidores?

Casal utilizando tecnologias com IA

Você já parou para pensar no impacto de todas as mudanças que produtos e acessório tecnológicos trouxeram para a sua vida?

Agora imagine como seria hoje a sua vida sem o seu Smartfone, sem wifi, 3G e todas as demais
tecnologias e acessibilidades que mudaram completamente a forma como fazíamos as coisas,
certamente você se dará conta de que não sabe mais fazer de outro jeito, não é mesmo?

Se no nosso dia a dia sentimos o peso das interferências causadas por mudanças tecnológicas, imagina como o processo de digitalização impacta no dia a dia das empresas ou melhor, como a não digitalização e falta de modernização podem desacelerar processos causando o que podemos chamar de retrocesso.

Afinal, se o mercado caminha em uma direção olhando para o futuro e na contramão uma empresa permanece completamente estagnada, é bem provável que não somente ela deixe de evoluir, como ela venha a perder espaço e competitividade mediante a concorrência.

Mas nós sabemos que não é tão simples assim, que nem sempre há um norte claro sobre qual caminho devemos seguir, o que priorizar ou por onde começar.

E foi pensando nisso que trouxemos hoje os 5 principais pilares da tecnologia para o desenvolvimento e ganho de escala nos negócios, anota tudo o que puder, pois esse é com certeza um conteúdo valioso para o seu negócio.

Soluções em Nuvem

Além de possibilitar a acessibilidade de qualquer lugar, as soluções em cloud facilitam o dia a dia nas empresas om diversos atributos, favorecendo a acessibilidade e gerando economia de custos.

Nas soluções de telefonia IP por exemplo, você tem economia com ativos que podem ser dispensados, afinal com um notebook você consegue fazer e receber chamadas, além é claro, dos smartfones que favorecem também questões geográficas, economia com manutenção e o adeus a preocupação com depreciação de aparelhos obsoletos.

Nessa lista podemos incluir plataformas de chat e bate papo que além de contribuírem com a colaboração entre equipes através dos compartilhamentos e trocas de informação, dão agilidade através de conversas rápidas agregando no ganho de tempo e acelerando os processos

Hoje já existem também plataformas que fazem o gerenciamento dos ativos da empresa, você sabia?

Tudo isso em nuvem, com rastreamento por geolocalização e tudo sendo acompanhado em tempo real. De fato, a nuvem não é mais uma opção, ela se tornou indispensável para empresas que desejam produzir mais, com agilidade e garantindo a acessibilidade e escala dos negócios.

Big Data e Analytics

Imagine trabalhar com previsibilidade nos negócios, estar preparado para demandas, acompanhar mudanças de comportamento de consumo e consequentemente trabalhar com planejamento e estratégias totalmente direcionadas ao seu consumidor, tudo isso é possível com
a Gestão de Big Data e Analytics.

O melhor caminho para qualquer negócio é trabalhar com estratégias bem definidas, mas para isso é necessário um ponto de partida, e no geral, a melhor fonte de informação que você pode ter é o seu cliente ou potencial cliente, e é nesse ponto que um Big Data organizado e nutrido por informações mais completas poderá direcionar a empresa para o caminho certo.

O papel do Analytics é fundamental para a Gestão de Big Data, afinal são as análises detalhadas que facilitarão a compreensão dos dados armazenados, nesse ponto ter bons profissionais que consigam gerir precisamente as informações pode ser a famosa cereja do bolo no quesito estratégia de negócio, o que vai direcionar para soluções assertivas no dia a dia e até mesmo no processo de escala de crescimento dos negócios.

Ah, e se não for possível absorver a ideia de gerenciar o Big Data internamente com uma área de Analytics, a nossa sugestão é terceirizar as demandas, inclusive temos um post aqui no blog falando somente sobre terceirização de serviços de tecnologia.

Não importa qual opção a sua empresa vai escolher, terceirizar ou contratar profissionais especialistas em Big Data e Analytics, o importante é ter esse recurso como parte da estratégia e organização de dados, assim a sua empresa se tornará uma máquina imparável.

Inteligência Artificial (IA)

Simulação de atividades, aprendizado por repetição, robô, chat, reprodução de comportamento humano, e porque não automação, sim estamos falando sobre Inteligência Artificial, um recurso que vem demandando e muito pelo mercado, as empresas finalmente estão reconhecendo que a tecnologia chegou e esses avanços são para o agora, mas também pensando no amanhã.

As possibilidades são diversas dentro do universo da IA, soluções que vão desde atendimento por robô à biometria por voz, experiência guiada com óculos superinteligentes, interpretação de assuntos críticos através de palavras de alerta e muito mais.

Muito em breve veremos essa revolução acontecendo de alguma forma em todas as pequenas e médias empresas, além das grandes que já conseguem e estão aderindo aos recursos da IA, isso porque ao longo do tempo tecnologias são substituídas, e a alta competitividade do mercado leva a uma busca a cada dia maior por diferencial, além é claro da necessidade por recursos de gestão de tempo e ganho de produtividade.

Integração

Seja entre sistemas, empresas, plataformas, áreas sites ou pessoas, a integração se tornou um dos principais pilares para a gestão de um negócio de sucesso.

Ela é a responsável por facilitar o enlace de informações, sendo uma das principais responsáveis na hora de unir ferramentas que se complementam, o que pode auxiliar tanto empresas que buscam novas soluções, quanto empresas que vendem soluções, e hoje é fortemente usada como argumento de venda e fechamento de contratos.

No dia a dia a integração é usada também como recurso para otimização de tempo e facilita a troca de informações entre áreas.

Voz

Pesquisa por voz, assistente virtual, ferramentas de reconhecimento biométrico por voz, transliteração de informações por voz, internet das coisas e a lista vai crescendo ao longo do tempo.

Os recursos por voz estão inseridos nas nossas rotinas através de aplicações nos smartfones, TVs, relógios inteligentes e uma série de outros recursos, isso faz com que cada vez mais os consumidores busquem facilidades na hora de contratar produtos ou serviços, seguindo os consumidores as empresas buscam se adequar à nova realidade da década, o que promete ser um caminho sem volta.

Buscar recursos por voz que possam agregar valor ao seu negócio e criar diferencial competitivo precisa ser um passo dentro do planejamento de transformação digital, será questão de tempo até que o aumento de competitividade e demanda dos consumidores faça com que empresas que não se atualizaram fiquem para trás.

E por fim recomendamos sempre a contratação de empresas e especialistas em tecnologias, profissionais que entendam as melhores práticas de mercado e que possam guiar o processo de digitalização do seu negócio.

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