É bem certo dizer que segurança de dados é um dos temas mais importantes do século e a tecnologia oferece recursos que podem ajudar a proteger esses dados de forma eficiente!
Se levarmos em consideração recentes vazamentos de dados, dezenas de golpes novos a cada dia, e uma infinidade de pessoas sendo prejudicadas por crimes cibernéticos, oferecer um recurso tecnológico de alto padrão reforça não somente a segurança, mas a mensagem que a empresa passa para o seu cliente de credibilidade e cuidado por quem escolheu acreditar na entrega de um serviço de qualidade, com segurança e diferencial competitivo.
O que é Biometria?
Para introduzir o assunto precisamos explicar o que é a biometria.
Biometria é um recurso de autenticação que capta característica biológicas e/ou comportamentais para confirmar informações importantes, é um recurso bastante utilizado através das digitais e já podemos ver empresas que utilizam os recursos de biometria captando a íris dos olhos, ou até mesmo pela identificação dos traços na escrita.
E a Biometria Por Voz?
Você já entrou em contato com alguma central de atendimento e foram solicitados os seus dados para confirmação da sua identidade e posteriormente a solução do seu problema? Se a sua resposta foi sim, imagine então que ao entrar em contato com uma central de atendimento e imediatamente você ser reconhecido e confirmado somente pela voz, sem necessidade de informar CPF, RG ou qualquer outro dado? Não é simplesmente fantástico?
Tecnicamente falando, como isso é possível?
Em linhas gerais, primeiro é realizado um registro de associação dos dados da pessoa através de uma conta. Posteriormente é realizado registro de imagem, voz ou transcrições, essas informações são convertidas em dados e armazenadas em um software de gerenciamento.
No caso da biometria por voz no processo de armazenamento cada detalhe sutil importa, são analisados desde o timbre a extensão vocal, minuciosamente.
Para quais setores esse recurso é indicado?
A biometria por voz pode ser utilizada nos mais diversos setores, da Tecnologia ao Varejo, na Industria e principalmente nos setores de Crédito e Bancário. Se a empresa possui uma necessidade constante de solicitação de dados, esse pode ser além de um recurso de segurança, um diferencial competitivo gerando agilidade no atendimento e maior conforto para o cliente, que por sua vez sente confiança em não precisar compartilhar os seus dados.
Se você gostou desse conteúdo deixe um comentário.